O desafio chegou ao setor da Fundação Cultural de Guabiruba como uma forma de surpreender a administração: ficamos encarregados de desenvolver um selo comemorativo em alusão à passagem dos 60 anos de emancipação do município.
A partir desta perspectiva, comecei a listar uma série de palavras que pudessem representar culturalmente o território a partir do laço afetivo com seu povo...
Sendo a pintura decorativa Bauermalerei uma representação dos fazeres tradicionais herdados por grande parte dos ancestrais, o resgate desta arte se mostrou essencial e muito bem representativo. Com a associação do banco de palavras resumido a flor, pudemos investigar dentro da pintura tradicional Bauermalerei os significados de cada símbolo e a representação que a flor carrega consigo.
Desta forma, adotamos a Miosótis, uma flor do campo europeia e com incidência na América do Sul. Segundo a lenda, a flor representa o amor de um cavaleiro que, ao tentar alcançar a planta à beira de um lago com a intenção de entregar à sua amada, acabou caindo na água com o peso de sua armadura.
Após este, a flor escolheu tais regiões para florescer. Em sua simbologia, é conhecida como a flor da recordação.
Em um processo criativo alinhado com a paleta de cores, digitalizei algumas das pinturas artesanais e vetorizei as mesmas, a fim de transformar o ícone com uma estética mais ilustrativa e que possibilitaria a aplicação em diversos materiais de comunicação.